Como recuperar a boa forma no pós-parto. Agora que o bebê nasceu e você se despediu do barrigão, fica aquela sensação de barriga mole, com tudo solto e essa sensação incomoda bastante, não é mesmo?
Por isso, hoje nós vamos falar sobre a retomada da boa forma após o nascimento do bebê e como fazer isso de forma saudável e segura para a sua saúde e seu corpo.
Table of Contents
Como recuperar a boa forma no pós-parto
Por onde começar?
Se na gravidez você era daquelas que se permitia exagerar, um bom começo é mudar a alimentação buscando opções mais saudáveis e naturais possíveis. Quanto mais natural o alimento, melhor, por isso abuse das frutas verduras e legumes, mas sem deixar de lado a ingestão de carboidratos e proteínas. As proteínas são fundamentais para a construção dos músculos, então quando a gente fala em definir o corpo é preciso ter como base uma boa alimentação. O que é preciso evitar com toda certeza é a gordura e o açúcar, esse último com certeza, o mais vilão de todos contra a sua saúde e boa forma.
Para uma orientação específica nessa área da alimentação, vale buscar um bom profissional nutricionista que atenda suas necessidades individuais e selecione de acordo com a sua realidade as melhores opções para sua dieta.
Outro ponto que é base para a boa forma no pós-parto é a ingestão de água. E cá entre nós, se você está amamentando, sabe que precisa ingerir muita água, certo? Muita água mesmo! Por conta da produção de leite e das demandas corporais você precisa ingerir no mínimo 2 litros de água por dia. E isso vai impactar o seu corpo como um todo, inclusive ajuda-lo a funcionar melhor. Não deixe de beber água não só no pós-parto, mas crie este hábito para a vida toda!
E é claro, como não poderia ser diferente, você precisa se exercitar! Não há como ter uma vida saudável sem a prática de exercícios físicos regulares e é claro que essa prática regular e bem orientada vai refletir na sua forma física, queimando as gordurinhas extras que você adquiriu na gravidez e deixando o corpo mais definido, mais torneado. Porém, vamos falar mais a fundo sobre isso, vamos discutir um pouco sobre a questão da saúde de um corpo que acabou de passar por enormes transformações da gestação e que precisa de tempo e calma para retornar às condições anteriores.
E como fica minha barriga?
Pode ser que você nem tenha ganhado muito peso, não tenha modificado muito o corpo além da barriga, mas certamente seu abdome não está igual, a musculatura não tem a mesma força e tônus de antes. A função do abdome está comprometida e só vai ser recuperada com qualidade se você se exercitar de forma correta, sem excessos no pós-parto.
Se você teve um parto normal, vai poder retornar às atividades mais cedo quando comparado à um parto cesárea. Mas independente da via de parto, toda mulher precisa cuidado na prática de exercícios no pós-parto, principalmente os abdominais, isso porque você já deve ter ouvido falar de Diástase Abdominal (temos um post aqui no Blog detalhando um pouco mais sobre o assunto).
Se no pós-parto você iniciar exercícios sem orientação ou mal orientados, você pode piorar sua diástase abdominal, por isso, nós sempre orientamos que toda mulher faça uma avaliação com fisioterapia pélvica no pós-parto para avaliar a questão da diástase abdominal. Infelizmente nem todo profissional da saúde sabe trabalhar com mulheres com diástase abdominal e então fazem uso de abdominais tradicionais e sobrecarregam a parede abdominal, que não está em condições de suportar toda essa pressão.
O papel da Fisioterapia Pélvica no pós-parto para recuperar a boa forma
Com a fisioterapia pélvica no pós-parto você pode trabalhar o seu abdome de forma correta e segura preparando a sua musculatura para praticar outras atividades que você desejar posteriormente, seja musculação, treinamento funcional, Pilates, ioga ou qualquer outo treino que você gostaria de fazer.
O que desejamos ressaltar, é a importância de cuidar inicialmente da musculatura abdominal e perineal para que não tenha prejuízos no futuro, como dores nas costas e incontinência urinária que podem surgir por conta do aumento da diástase abdominal.
Depois de preparar o seu abdome dessa maneira que foi explicada acima, você pode escolher a atividade que mais gosta de fazer e pratica-la com regularidade para recuperar a boa forma.
Como estamos falando em emagrecimento e perda de peso, é importante que você pratique uma atividade aeróbica que promove queima de gordura, como caminhada, corrida, natação, bicicleta, treinamento funcional entre outras.
Pilates: uma excelente opção para recuperar a boa forma
Além de perder as gordurinhas, para definir o corpo nós precisamos fortalecer e tonificar a musculatura. Para esse tipo de resultado uma ótima opção é a prática de Pilates.
Aqui na Total Corpus nós atendemos com todo o cuidado as mulheres no pós-parto, desde o atendimento de fisioterapia pélvica tratando as questões envolvidas no puerpério, como a diástase, amamentação, incontinência urinário, treino da musculatura do assoalho pélvico, e também cuidamos do corpo como um todo nos atendimentos de Pilates com aparelhos. Nossos diferenciais é que temos equipe qualificada e atendemos um número reduzido de pacientes por instrutora de pilates, além de estar numa ótima localização e ter uma ambiente muito agradável.
Nosso site: www.projetomaterna.com.br
Whatsapp: (11) 992106665
Siga-nos no Instagram: @projetomaterna