Preparação para o parto normal
Durante a gravidez, a fisioterapia é recomendada independentemente do método de parto. Pode ajudar no trabalho de parto, especialmente na parte expulsiva do trabalho de parto, podendo ajudar inclusive na melhora dos músculos da região perineal. Fazer exercícios para o assoalho pélvico ajuda a prevenir a incontinência urinária durante e após a gravidez, bem como durante o parto.
Os músculos dessa área precisam ser alongados, relaxados e fortalecidos. Fazer esses exercícios também pode ajudar a criar um parto melhor, com menos intervenções médicas e menores chances de episiotomia. Para preparar a vagina e os músculos perineais para o parto, utilizamos o aparelho epi-no durante o tratamento.
Também usamos exercícios de Kegel associados à exercícios funcionais durante a gravidez para fortalecer os músculos do assoalho pélvico. No trabalho, fornecemos informações básicas que podem fazer uma enorme diferença durante o trabalho de parto. A parturiente pode usar essas informações para aliviar sua dor e também participar mais do nascimento de seu filho.
O Projeto Materna ajuda as mulheres a terem um parto melhor, ajudando-as a ter consciência de seu corpo e a fortalecer e alongar seus músculos perineais. O projeto investe nas mulheres grávidas, para ajudá-las a se preparar para esse momento tão importante de suas vidas.
O parto é facilitado quando a mulher possui uma consciência corporal e uma musculatura perineal preparada, forte e alongada. Por isso, o Projeto Materna investe em levar informações para a gestante e prepara o corpo para este momento especial da vida da mulher.